A sina dos pênaltis

quarta-feira, 21 de março de 2012


Saint Germain e Malibu voltaram a campo, no último domingo, dia 18, para o jogo de volta da Copa da Liga. As duas equipes protagonizaram o duelo mais igual de toda a 1a fase da competição, já retratado no empate no 1o jogo em 4x4. Os comentaristas de plantão foram unânimes em afirmar que o vencedor seria conhecido no detalhe. E assim foi.

No 1t, o alviverde tijucano esteve desencontrado e o adversário aproveitou para abrir vantagem de dois gols. Os ânimos se exaltaram entre os germanianos, que chegaram a receber três cartões amarelos. E o goleiro Pina foi evitando que a missão de sua equipe ficasse ainda mais difícil.

No intervalo, o técnico Godoy chacoalhou sua equipe, que voltou para a 2a etapa decidida a reverter o jogo. Com toque de bola envolvente, o SG empatou cedo a partida ainda aos 8´. Os malibenhos se viram encurralados pelos germanianos, que claramente ansiosos pela virada, não conseguiam converter em gol o domínio.

E os 100 minutos não foram suficientes para se extrair uma diferença de toda essa igualdade. Que ainda persistia na disputa de pênaltis. Somente na sexta cobrança, foi possível alguém comemorar a vitória, quando o goleiro Fábio do Malibu defendeu o tiro do Rodrigo do Saint Germain.

E o SG continua sem ter sucesso numa disputa por pênaltis (Colômbia, no Municipal de 2010; e IAPI de Pilares, no Municipal de 2011). Se fossem shoot-outs, o fim seria outro, já que a história está a favor.

Ainda dentro de campo, o técnico comentou a eliminação: Foram dois grandes jogos, com muito equilíbrio. Fico satisfeito com o desempenho da equipe. Mesmo sendo um grupo formado pouco antes da competição, enfrentou de igual pra igual o excelente time do Malibu, e com chances reais de termos saído vencedor. O trabalho está apenas começando, e temos muito a evoluir.


Saint Germain 2(5) x 2(6) Malibu FS, Cabana da Serra, em 18.03.12.
Jogaram: Pina - Thomás - Cocão(1) - Rodrigo - Alin - Vitor Cavaliere - Henrique
Entraram: Fragoso - Caio - Luiz - Diogo Nariz- Ricardinho - João (1)

Por enquanto, tudo igual

quinta-feira, 15 de março de 2012


No sábado dia 10, o Saint Germain foi a campo enfrentar o Malibu FS, em partida válida pelo jogo de ida da Copa da Liga, que repete o formato da Copa do Brasil de futebol profissional. O confronto era o mais esperado dessa 1a fase da competição, pela prematuridade do encontro entre equipes qualificadas.

Daniel Godoy pôde exibir seu remodelado, rejuvenescido e forte elenco, contando com as ausências dos artilheiros da temporada passada, Diogo Nariz e Vinicius Chita.

Iniciada a peleja, o Malibu tomou as ações e tinha mais presença ofensiva. Aos 10´, Dudão, em jogada individual, abriu o score para os malibenhos. Com a substituição do sexteto germaniano, o SG ganhou campo e passou a ser mais perigoso, virando rapidamente com gols aos 16´ com o pivô João Tanque e aos 17´ com Henrique. E poderia ter ampliado a vantagem, se não fosse a pontaria descalibrada. Com um jogador a menos, o time alviverde não suportou os 2 minutos em inferioridade numérica e sofreu o empate, aos 20´. Antes do intervalo, Henrique, em tarde inspirada, voltou a marcar e colocar o Saint Germain novamente à frente do placar.

Na etapa complementar, o time do estreante Vitor Cavaliere (foto) continuou melhor e o mesmo ampliou para 4x2, ainda aos 2´. O Malibu precisou se arriscar e se lançou ao ataque. O adversário jogava no campo do SG, e esbarrava na forte marcação, enquanto os  germanianos desperdiçavam, a cada contra-ataque, a oportunidade de matar o jogo. Mas, contavam com um iluminado Dudão, que mais em duas jogadas individuais, voltou a deixar tudo igual, com gols aos 10´ e 15´. Daí até o fim, o placar permaneceu inalterado, muito graças à imprecisão nas finalizações das jogadas do Saint Germain. E, no último lance de ataque da partida, teve mais uma chance de fechar à frente o primeiro confronto, mas quis a bola caprichosamente encontrar a trave da meta malibenha (foto). Fim de batalha.

Saint Germain 4x4 Malibu FS, Complexo do Agrião, em 10.03.12.
Jogaram: Jaqueira - Thomás - Fragoso - Luiz - Mentex - Rodrigo - João (1)
Entraram: Pina - Will - Cocão - Allyson - Alin - Vitor Cavaliere (1) - Henrique (2)

O confronto decisivo foi marcado para o próximo domingo, dia 18, às 14:20h, na Cabana da Serra.

Somente um restará de pé

sexta-feira, 9 de março de 2012





Mudanças na fórmula de sorteio para a Copa da Liga colocaram precipitadamente Saint Germain e Malibu FS frente à frente, já na 1a fase da competição. Germanianos e Malibenhos. Há uma grande amizade entre alguns dos jogadores, e isso é mais um tempero para este grande duelo.

De um lado, um SG que projeta ser protagonista nesta temporada e terá a primeira oportunidade de exibir, em uma partida oficial, seu remodelado elenco, ainda pendente de ajustes.

Quase tudo pronto

segunda-feira, 5 de março de 2012




No último sábado, o Saint Germain realizou seu último apronto para a estreia na Copa da Liga 2012.

O jogo treino foi contra o EPE, que vive uma grande ascensão e vem de um 3o. lugar na 2a Divisão do Torneio Rio x Niterói.

Mesmo diante de um sol escaldante, o jogo se manteve movimentado, com as equipes se alternando à frente do placar, com viradas e reviradas. No fim, a equipe germaniana se despediu da pré-temporada com uma vitória por 4x3, mantendo o tabu de nunca ter perdido (5 jogos) para o Engenharia Pró Esporte.