À espreita da melhor hora

quinta-feira, 5 de abril de 2012


Com a eliminação da Copa da Liga, o Saint Germain teve acesso à 1a fase da Recopa, competição que conhece muito bem e passa a defender o título de 2011.

O SG foi cabeça de chave do Grupo F, que ainda tem Vilela FC, Sem Nome FC e Galans FC.

Para o jogo de estreia, o alviverde tijucano foi a campo muito desfigurado e com inúmeros desfalques contra o Vilela FC. Valorizando a posse da bola e com boas trocas de passes, O SG exerceu o controle da partida e venceu sem dificuldades pelo placar de 4x1.

Saint Germain 4x1 Vilela FC, Pau Ferro, em 25.03.12.
Jogaram: Jaqueira - Fragoso - Caio - Luiz(1) - Cocão(1) - Alin - Will(1)
Entraram: Godoy - Ricardinho(1)

Na 2a rodada, o adversário da vez era o Sem Nome FC. Os comandados de Daniel Godoy, totalmente desconcentrados na partida, erravam muitos passes e não conseguiram abrir uma vantagem segura durante todo o jogo, chegando a estar empatado em 2x2, bem no início do 2o período. E, somente nos últimos minutos, dois gols deram tranquilidade à equipe e números finais no placar, garantindo a vitória por 5x2.

Saint Germain 5x2 Sem Nome FC, Complexo do Agrião, em 01.04.12.
Jogaram: Pina - Thomás - Luiz - Rodrigo(1) - Cocão(1) - Vitor Cavaliere(1) - Fragoso(1)
Entraram: Caio - Giba - Ricardinho

Com duas vitórias, o Saint Germain já garantiu a classificação para a 2a fase e disputará contra o Galans FC o primeiro lugar do grupo, no final de semana dos dias 14-15/04. Esse será já o primeiro jogo decisivo para o SG na competição.

Após duas atuações bem aquém do que pode melhor desenvolver, os germanianos têm poucas chances de ficar entre os quatro melhores da 1a fase e eliminar um jogo mata-mata. Além disso, precisará vencer seu próximo adversário, já que esse tem a vantagem do empate, por causa do critério de gols feitos.

Chegou a hora de sair da sombra e ir à caça. Se, nos próximos 6 jogos, não for conhecida a derrota, estará garantido o bicampeonato.

A sina dos pênaltis

quarta-feira, 21 de março de 2012


Saint Germain e Malibu voltaram a campo, no último domingo, dia 18, para o jogo de volta da Copa da Liga. As duas equipes protagonizaram o duelo mais igual de toda a 1a fase da competição, já retratado no empate no 1o jogo em 4x4. Os comentaristas de plantão foram unânimes em afirmar que o vencedor seria conhecido no detalhe. E assim foi.

No 1t, o alviverde tijucano esteve desencontrado e o adversário aproveitou para abrir vantagem de dois gols. Os ânimos se exaltaram entre os germanianos, que chegaram a receber três cartões amarelos. E o goleiro Pina foi evitando que a missão de sua equipe ficasse ainda mais difícil.

No intervalo, o técnico Godoy chacoalhou sua equipe, que voltou para a 2a etapa decidida a reverter o jogo. Com toque de bola envolvente, o SG empatou cedo a partida ainda aos 8´. Os malibenhos se viram encurralados pelos germanianos, que claramente ansiosos pela virada, não conseguiam converter em gol o domínio.

E os 100 minutos não foram suficientes para se extrair uma diferença de toda essa igualdade. Que ainda persistia na disputa de pênaltis. Somente na sexta cobrança, foi possível alguém comemorar a vitória, quando o goleiro Fábio do Malibu defendeu o tiro do Rodrigo do Saint Germain.

E o SG continua sem ter sucesso numa disputa por pênaltis (Colômbia, no Municipal de 2010; e IAPI de Pilares, no Municipal de 2011). Se fossem shoot-outs, o fim seria outro, já que a história está a favor.

Ainda dentro de campo, o técnico comentou a eliminação: Foram dois grandes jogos, com muito equilíbrio. Fico satisfeito com o desempenho da equipe. Mesmo sendo um grupo formado pouco antes da competição, enfrentou de igual pra igual o excelente time do Malibu, e com chances reais de termos saído vencedor. O trabalho está apenas começando, e temos muito a evoluir.


Saint Germain 2(5) x 2(6) Malibu FS, Cabana da Serra, em 18.03.12.
Jogaram: Pina - Thomás - Cocão(1) - Rodrigo - Alin - Vitor Cavaliere - Henrique
Entraram: Fragoso - Caio - Luiz - Diogo Nariz- Ricardinho - João (1)

Por enquanto, tudo igual

quinta-feira, 15 de março de 2012


No sábado dia 10, o Saint Germain foi a campo enfrentar o Malibu FS, em partida válida pelo jogo de ida da Copa da Liga, que repete o formato da Copa do Brasil de futebol profissional. O confronto era o mais esperado dessa 1a fase da competição, pela prematuridade do encontro entre equipes qualificadas.

Daniel Godoy pôde exibir seu remodelado, rejuvenescido e forte elenco, contando com as ausências dos artilheiros da temporada passada, Diogo Nariz e Vinicius Chita.

Iniciada a peleja, o Malibu tomou as ações e tinha mais presença ofensiva. Aos 10´, Dudão, em jogada individual, abriu o score para os malibenhos. Com a substituição do sexteto germaniano, o SG ganhou campo e passou a ser mais perigoso, virando rapidamente com gols aos 16´ com o pivô João Tanque e aos 17´ com Henrique. E poderia ter ampliado a vantagem, se não fosse a pontaria descalibrada. Com um jogador a menos, o time alviverde não suportou os 2 minutos em inferioridade numérica e sofreu o empate, aos 20´. Antes do intervalo, Henrique, em tarde inspirada, voltou a marcar e colocar o Saint Germain novamente à frente do placar.

Na etapa complementar, o time do estreante Vitor Cavaliere (foto) continuou melhor e o mesmo ampliou para 4x2, ainda aos 2´. O Malibu precisou se arriscar e se lançou ao ataque. O adversário jogava no campo do SG, e esbarrava na forte marcação, enquanto os  germanianos desperdiçavam, a cada contra-ataque, a oportunidade de matar o jogo. Mas, contavam com um iluminado Dudão, que mais em duas jogadas individuais, voltou a deixar tudo igual, com gols aos 10´ e 15´. Daí até o fim, o placar permaneceu inalterado, muito graças à imprecisão nas finalizações das jogadas do Saint Germain. E, no último lance de ataque da partida, teve mais uma chance de fechar à frente o primeiro confronto, mas quis a bola caprichosamente encontrar a trave da meta malibenha (foto). Fim de batalha.

Saint Germain 4x4 Malibu FS, Complexo do Agrião, em 10.03.12.
Jogaram: Jaqueira - Thomás - Fragoso - Luiz - Mentex - Rodrigo - João (1)
Entraram: Pina - Will - Cocão - Allyson - Alin - Vitor Cavaliere (1) - Henrique (2)

O confronto decisivo foi marcado para o próximo domingo, dia 18, às 14:20h, na Cabana da Serra.

Somente um restará de pé

sexta-feira, 9 de março de 2012





Mudanças na fórmula de sorteio para a Copa da Liga colocaram precipitadamente Saint Germain e Malibu FS frente à frente, já na 1a fase da competição. Germanianos e Malibenhos. Há uma grande amizade entre alguns dos jogadores, e isso é mais um tempero para este grande duelo.

De um lado, um SG que projeta ser protagonista nesta temporada e terá a primeira oportunidade de exibir, em uma partida oficial, seu remodelado elenco, ainda pendente de ajustes.

Quase tudo pronto

segunda-feira, 5 de março de 2012




No último sábado, o Saint Germain realizou seu último apronto para a estreia na Copa da Liga 2012.

O jogo treino foi contra o EPE, que vive uma grande ascensão e vem de um 3o. lugar na 2a Divisão do Torneio Rio x Niterói.

Mesmo diante de um sol escaldante, o jogo se manteve movimentado, com as equipes se alternando à frente do placar, com viradas e reviradas. No fim, a equipe germaniana se despediu da pré-temporada com uma vitória por 4x3, mantendo o tabu de nunca ter perdido (5 jogos) para o Engenharia Pró Esporte.

Relaxa Senão não Encaixa

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Na noite de ontem, o Saint Germain realizou mais um jogo preparatório para a temporada de 2012. O adversário dessa vez foi a conhecida equipe do Postinho, que já haviam se enfrentado, ano passado, pelo Municipal (5x2) e Torneio Rio x Niterói (2x2).

Cumprindo ainda o objetivo de definir o elenco que disputará as competições no semestre, novas caras  puderam ser observadas pelo técnico Daniel Godoy. Dentro de campo, o conjunto e o entrosamento ficaram prejudicados. E, individualmente, não era noite dos germanianos.

O Postinho, que nada tinha a ver com isso, conseguiu abrir boa vantagem já no início da partida com 3x0. Na etapa complementar, O SG até melhorou, mas não conseguiu diminuir a diferença conquistada, e as equipes trocaram gols até a vitória do time da Barra por 8x5.

Um passo atrás, dois para frente

domingo, 12 de fevereiro de 2012


Quando, ao fim de 2011, ocorreu um êxodo do Saint Germain de 60% dos jogadores, abriu-se uma grande oportunidade de repensar e reconstruir o alviverde tijucano, com outros conceitos, sem os mesmo vícios, e também mais forte. E todo recomeço é sempre muito trabalhoso. Até todas as promessas se concretizarem (ou não), até a equipe ganhar corpo, até readquirir a forma física, levam-se um tempo, muito suor e bastante trabalho.

Enquanto não se chega a esse momento, situações como a que ocorreram no último sábado pode voltar a se repetir (ou não). O SG enfrentou a credenciada equipe do Rocinha FC, em que o principal objetivo era dar mais um passo em direção ao fechamento do grupo que disputará as competições nesse semestre. A finalidade ficou prejudicada, com a desistência de última hora de alguns jogadores.

Fim das férias

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Após dois meses em inatividade, o Saint Germain iniciou ontem a pré-temporada para 2012. A primeira atividade da equipe, marcada pela presença de muitos rostos novos, foi um jogo treino contra o jovem e qualificado Galans.

O resultado foi positivo para o alviverde tijucano, que venceu por 4x1, mas o mais importante foi a oportunidade de observar os novos valores. O técnico Daniel Godoy mesclou bastante os sextetos, dando chance a todos os novatos.

Comentou Godoy: Naturalmente, sentimos a falta de ritmo de jogo e o desentrosamento, mas foi compensado com empenho de cada um de demonstrar seu melhor futebol. Para um primeiro encontro, o que vi foi satisfatório.

O primeiro compromisso oficial do SG será em março, pela Copa da Liga. Até lá, serão realizados outros jogos treinos, com o objetivo de fechar o elenco e readquirir uma melhor forma física, ritmo e conjunto.